A Certificação CDIA + da CompTIA

A certificação CompTIA CDIA+ (Certified Document Imaging Architect) é hoje uma das principais certificações na área de Digitalização de Documentos. Ela cobre as principais áreas da tecnologia relacionada imagem de documentos e as melhores práticas usadas para planejar, projetar e especificar um sistema de gestão de documentos (ECM ou GED). As habilidades e conhecimentos cobrados por este exame representam 12 a 18 meses de experiência profissional na área de Digitalização.

Para termos uma noção, grandes fabricantes de scanners como Kodak, Canon e Kyocera reconhecem esta certificação como um forma de avaliar os profissionais da área.

No Brasil esta certificação vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente por vermos grandes editais de licitação requisitando profissionais com esta qualificação. E de fato, é a garantia de que a empresa detem conhecimento comprovado no que está propondo a fazer.

Foi com esta visão e na busca por diferenciais que pudessem aumentar a competitividade da SOS Docs no mercado, que decidi me preparar e realizar a prova.

Material

Para estudar utilizei o documento CompTIA CDIA+ Certification, Instructor’s Edition. O livro possui em torno de 300 páginas e abrange todos os objetivos da certificação. O que me chamou a atenção é a relação entre os capítulos do documento e a realidade de um projeto de Gestão de Documentos/Digitalização.

A prova

Com 85 questões para serem respondidadas em somente 90 minutos, a pontuação máxima da prova é 900 pontos. Ela pode ser feita em Inglês ou Português e custa USD 266.00.

Recomendo efetuar a prova em Inglês! Deparei com uma questão em que o enunciado em Português omitia informações adicionais para realizar a questão, e o mesmo enunciado em Inglês ela existia. Outra dica importante é: seja rápido! Não há tempo para muitas contas e reflexões. Você te 1,05 minuto por questão, o que de fato é muito pouco.

Bom, é isso. Qualquer dúvida basta postar nos comentários



Deixe uma resposta